Está preparado para a mudança?

No mundo dos negócios, as mudanças ocorrem o tempo inteiro e por variados motivos, sua empresa precisa estar preparada pra se adaptar a elas.

 

Para começar, responda a seguinte pergunta: “sua empresa está aberta às mudanças”? Essa resposta vai ajudar a dizer se ela, e até mesmo você, está preparado ou não. No ecossistema do mundo dos negócios, as mudanças ocorrem diariamente e são pressionadas por todos os lados: concorrência, clientes, investidores e por aí vai. E se você não está preparado para nada disso, vai nadar, nadar, nadar e morrer na praia.

Quando você é pequeno, micro ou uma startup, o mercado é sempre incerto, cheio de outros competidores. Planejamentos a muito longo prazo não funcionam. Afinal, o consumidor é quem dita as regras e você precisa estar atento pra mudar o modelo do negócio, a estratégia de marketing e até mesmo, repensar o produto.

Mas, o que mais se vê por aí, são empresas com dificuldade, e porque não medo?, de mudar de direção. É claro que nada é tão simples, quanto maior a estrutura, maiores os desafios, mas não significa que não deve ter coragem de abraçá-los e mergulhar de cabeça, mesmo quando parecer que não tem profundidade. É preciso vestir a camisa.

Vamos falar sobre um exemplo clássico? A Kodak. Por anos e anos foi líder no segmento de filmes para fotos. Um negócio de sucesso, não é mesmo? Mas o tempo foi passando e, de repente, a câmera digital – que teve um dos primeiros modelos criados pela Kodak há um tempão atrás – tomou seu espaço. A Kodak resolveu não entrar nessa onda e acabou não se adaptando às mudanças.

A moral da história? Perdeu o mercado e acabou ficando para trás em relação à concorrência, entrando em um crescente estado de declínio. Então, era importante ou não estar aberto à mudança?

Independente do tamanho da sua empresa, se você começou a startup agora ou tem mais de 40 anos de estrada, as mudanças ocorrem o tempo todo e neste universo dos negócios, você precisa estar preparado para analisar e se adaptar a elas.

Tenha um planejamento sensato para não perder o foco, mas não fique preso a resoluções longas que podem fazer a sua empresa ficar estagnada e fechar os olhos para oportunidades.

Às vezes, o mercado vai apontar a porta que abriu e você precisa estar atento.

Arrisque. Se reinvente e siga em frente.

Share This